quinta-feira, 3 de março de 2022

Diretrizes e planos


Olá jovens! Carnaval passou e estamos aqui de volta para tratar de negócios... Ou melhor, tirar os planos do mundo dos sonhos - onde tudo é absolutamente possível, e trazendo para o mundo real. 
Desde a última postagem tenho matutado e pesquisado qual melhor planilha para iniciar esse processo de gestão financeira. Isso é crucial para o crescimento financeiro. E é também aprendizado para a vida.

Confesso que me vi um pouco paralizada para começar... sei que para quem entende de matemática e finanças com facilidade, talvez não compreenda esse meu entrave. Mas tô focada em ultrapassar essa barreira de uma vez por todas. Tenho assistindo a vídeos e até utilizado de técnicas de pnl para uma transformação em alto nível.  

Enfim... Avaliei e baixei algumas planilhas que sejam simples e de fácil manutenção e leitura de cenário das minhas finanças para que eu consiga dar por agora.



"Se não sabe onde quer chegar, qualquer destino serve

Longe de estar a Deus dará, defini algumas metas para este ano e quero compartilhar com vocês, caros colegas. 
  1. Manter um Controle de Gestão Financeira Pessoal funcional, eficiente e rentável;
  2. Dobrar meu capital financeiro;
  3. Reajustar o preço do meu trabalho quanto freelancer;
  4. Ter aumento do valor do meu $alário até 28%;
  5. Gerar ainda mais oportunidades de ganhar dinheiro extra - mulher multiprofissional!;
  6. Estudar sobre Fiis e criptomoedas
  7. Escrever aqui no blog J.Ry pelo menos uma vez por mês;
  8. Ler 30 minutos por dia;
  9. Emagrecer 6kg em até 6 meses
Fiz esse lista no dia 20 de fevereiro, e tenho caminhado nos itens: (1) defini uma planilha de controle finanças 2022;  (2) pesquisando sobre planilhas e cenário de onde investir atualmente com a selic a 10%;  no (9) fazendo dieta e exercícios. (7) E eis que estou aqui tratando de assuntos sérios. 

O restante preciso criar um plano de ação mais detalhado. A leitura diária eu volta agora depois do recesso. E vamos que vamos!



Minha carteira atual

Em um brevíssimo resumo sobre minha vida como 'investidora... sardinha.'
Desde 2017 comecei a buscar aprender sobre investimentos em canais como do primo rico, natalia arcuri, rafael seabra, e tanto outros blogs que passei anos acompanhando.. E sim aprendi a fazer aportes no TD, usar plataformas de home broker, entendo a importância dos juros compostos e o fator tempo...  Porém ainda considero meu aprendizado raso por não entender sobre a matemática da coisa, sobre rentabilidade, porcentagens, sobre risco retorno.  Apesar de ser raso, eu investi no Tesouro, em cdb, em ações (duas apenas VIIA3 e STBP3) e até cai na doidera de começar em criptoativos sem estudar a fundo (lourura total)... Assim como foi no início.
Não tenho medo, nem me descabelo por perda de rentabilidade, mas é crucial saber o que está fazendo, ter estratégia, saber entrar e sair nos momentos mais propícios, essa é a base para um bons investidor, é verdade!


Sem mais enrolação demonstro a vocês a atual situação das minha finanças:

 Em valores: RF: R$ 49.029,00  /  RV: R$ 13.112,00  



E a distribuição da carteira é a seguinte:


  • AZUL: Renda Fixa  TD IPCA 2024 , TD 2035, SELIC 2024 e  CDB 130%  = R$ 37.564,00
  • VERDE: Renda Fixa 100% CDI  = Nubank, Picpay, 99pay, poupca  =  R$ 11.465,00
  • LARANJA: Ações ViaVarejo e Porto Santos, e  Fundo Investimento = R$ 1.796,00
  • VERMELHO: Bitcoin, Ethereum e Altcoins = R$ 11.317,00
    *Valores sem aportes de março/2022


Poderia estar rentabilizando muito mais se tivesse estratégias mais assertivas e inteligentes, eu sei! E essa é meta alvo de 2022, dobrar a rentabilidade da meu patrimônio. 


É isso! Março começou bombando. Muitas diretrizes e metas para dar conta! O desafio é diário, me sinto comprometida com o Universo para meu crescimento pessoal, espiritual, profissional e financeiro!
E me sinto feliz em ter um lugar para compartilhar esses marcos (ainda que ninguém possa estar lendo, rs).

E ter aquela velha sabedoria no dia a dia:
 'Mais importante que a chegada, é poder apreciar a caminhada.'

3 comentários:

  1. Opaaaaaa

    tem gente lendo!

    muito bom o planejamento e não esqueça que a consistência fará toda diferença, pois ainda teremos períodos bem complicados a frente com tudo que está acontecendo no mundo e nesse brasilzão.

    faça como a Dory, continue a nadar!

    obs. preciso aprender sobre criptos, pois tenho zero dinheiro nisso...depois me recomenda algum lugar leu/viu e que sentiu segurança

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. powwww! que alegria ler seu comment, amigo. Realmente estamos todos passando por essa situação delicada e manipulada para um medo constante, ne?!
      A consistencia e persistencia é o segredo do bom investidor. valeu pela força. Amo a dory e filmes de animação.

      Excluir
    2. PS: minha dica de estudo cripto, vou dizer meus caminhos... comecei assistindo canais no youtube do CRIPTOMANíACOS, FERNANDO ULRICH, AUGUSTO BACKES e CRYPTO INVESTIDOR (são os principais); vi algumas aulas num curso basico na udemy (baratinho), e estou fzd o curso de Augusto backes.
      O que já entendi é que...pra quem entende de análise tecnica de mercado, parece ser mais facil operar e fazer as transações. Eu ainda nao sei fazer stop/loss direito, e tenho as criptos nas corretoras, e isso é péssimo eu sei!
      ou seja, não siga meus conselhos, mas conheça as autoridades no assunto. Eles me ajudaram a entender sobre a importância dessa tecnologia - as blockchains. O futuro chegou, não tem mais volta! rsrs espero q te ajude! ;)

      Excluir

Diretrizes e planos Olá jovens! Carnaval passou e estamos aqui de volta para tratar de negócios... Ou melhor, tirar os planos do mundo dos s...